PERNAS TORTAS, DRIBLE CERTO
A primeira posição acabou sendo incontestável, insuperável e unânime. Mané está no imaginário de todos e praticamente se tornou um sinônimo para a palavra drible. Outros grandes gênios do futebol, abusaram de seu repertório para criar chances de gol e resolver jogos ao longo da história do futebol, alguns possuíam um drible como principal característica, outros tinham uma vasta gama de dribles para encantar os fãs e apaixonados por futebol. A lista que segue possui exímios dribladores, jogadores com variação de dribles e atletas que dominavam perfeitamente um estilo de drible, como Rivelino e Zidane. Busquei citar as principais características dos dribles dos jogadores em questão, mas isso é apenas minha opinião, vocês podem ter visões diferentes.
Posto isso, veremos agora a lista dos 10 maiores dribladores da história do futebol e os outros 05 mais votados entre os estrangeiros.
OS MELHORES DRIBLADORES DE TODOS OS TEMPOS
Clubes - Botafogo, Corinthians, A. Junior-COL, Flamengo
e Olaria
Característica - Drible de Corpo e Velocidade
Clubes - Stoke City, Blackpool e Hibernians
Clubes - Santos e Cosmos
Característica - Drible em Velocidade, Corte Seco e Chapéu
Clubes - Argentinos Juniors, Boca Juniors, Barcelona,
Napoli, Sevilla e Newell´s Old Boys
Característica - Condução e Giro
Napoli, Sevilla e Newell´s Old Boys
Característica - Condução e Giro
Clubes - Grêmio, PSG, Barcelona, Milan
e Flamengo
Característica - Variação de Dribles
Clubes - M. United, LA Aztecs, Fulham, F. Lauderdale,
Hibernian e Outros
Característica - Condução e Aceleração-Desaceleração
Clubes - América-CE, São Paulo, Dep. Nacional,
Toluca, Nacional-SP e SAAD
Característica - Drible de Corpo e Cortes
Característica - Elástico e Condução
Clubes - Ajax, Barcelona, LA Aztecs, W. Diplomats, Levante
e Feyenoord
Característica - Corte de Letra e Drible Longo
Clubes - Cannes, Bordeaux, Juventus e Real Madrid
Característica - La Roullette
================================================================
COLABORADORES: Helmuth e Mike Torres
11 comentários:
faltou o Julio Cesar "Uri Gueller" que ganhou esse apelido exatamente por causa de seus dribles mágicos, já que na época Uri Gueller era um grande mágico com fama mundial
Ok, Jessé. Ok.
cade o Julio Cesar "Uri Gueller" vcs tão de sacanagem blog anti flamenguista esse em pqp
Não há motivo algum para ser anti-flamenguista, se for assim os corintianos podem comentar sobre a ausência de Luisinho "Pequeno Polegar" e falar que é "antismo" tbm, os cruzeirenses podem falar do Joazinho e dizer o mesmo, listas são assim, nunca cabe todo mundo, sempre muitos grandes jogadores ficam de fora.
Só por que vcs citaram erroneamente Best, stanley Matthews, zidane (vê se pode), vcs acham que entendem de histórias...leram meia dúzia de livros e já se acham o Rinus Michels.
Eu não sei quem faz as piores listas.. se é o Pelé, o Maradona a FIFA ou estes blogueiros idiotas..mas uma coísa eu sei vcs estão fazendo de tudo por mereçer o título de playboyzada ignorante.
PS: Luizinho do Corinthians.. à comprovações de que ele tenha passado entre 2000 e 3000 bolas por de baixo das pernas dos adversários (grandes zagueiros ñ este porcaria que tem hoje em dia) e ele não foi citado.....é claro não tem livro sobre ele, e vcs só conhecem algumas besteiras que publicam..jornalista de verdade cria o livro, em vez de ficar fazendo resumo nos seus bloguinhos.
Bruno Neco
Olha uma lista de verdade fita em dois minutos:
1° Mané Garrincha
2° Luizinho "Pequeno Polegar"
3° Pelé
4° Edu "Ponta -esquerda"
5° Canhoteiro
6° Maradona
7° Stanley Matthews
8° Zizinho
9° Rato "O rei do drible" anos 20
10°Rivellino (com um "L" se preferir)
Aprendeu? Agora zidane (pra mim foi um jogador comum) Crujff (um gênio, mas em outras areas)Ronaldinho (com o futebol falido de hoje em dia, até a Hebe driblaria melhor), Figo (não vou nem comentar)... realmente vc lê demais demais e encherga de menos..
Quer discutir futebol meu e-mail é rory_1_@hotmail.com
Bruno Neco
Bruno Neco
Normalmente, gosto de perder tempo respondendo as pessoas, mas mediante seu comentário, não da nem pra argumentar, ataques, ofensas, depreciações, não fazem parte do nível que aprecio discutir futebol.
Assim sendo, você poderia apenas postar sua opinião sem querer ofender ninguém, seria muito mais interessante, enfim, opiniões tem de ser respeitadas, respeito a sua e nem me darei o luxo de tecer um comentário sobre os nomes.
Abraço
E o Zé Sergio? E o Marinho? E o Falcão (Futsal)
É muito difícil escolher os melhores dribladores de todos os tempos. São tantos nomes que fazem com que a lista seja imensa. Citarei alguns que não aparecem na votação e citações, muitas vezes esquecidos no futebol atual.
O próprio Arthur Friedenreich é um que merece a referência, pois dizem que foi ele que inventou de fato os primeiros dribles do futebol brasileiro, muitas vezes enfileirando as defesas adversárias.
Junto com Friedenreich atuava um ponteiro direto conhecido como Formiga. Conheci um senhor que viu ambos jogarem, rasgando grandes elogios aos dois.
Na primeira metade da década de 20 teve um meia-esquerda conhecido pelo apelido de Tatu, que tinha trabalhado em circo, chutava muito bem, além de ser um notável driblador.
Arakek Patuska, famoso meia-esquerda que jogou durante muitos anos com o centroavante Feitiço, também era muito habilidoso na arte de driblar.
Citarei um, pouco conhecido, que é o Lara (não confundir com o goleiro), baixinho e habilidosíssimo driblador.
O meia-esquerda Tim também era fantásticos nos dribles, tanto é que ficou conhecido pelo apelido de El Peón.
Os argentinos, com os seus artistas nas décadas de 30 e 40, sem dúvida tiveram especialistas. Destaco o ponta-esquerda Lousteau.
E por último o ponteiro esquerdo Mário, outro que era malabarista de circo, que costumava driblar toda a defesa adversária, mas quando chegava na frente do gol para marcar, retornava pra fazer o mesmo.
Tinha que citar outros brasileiros, pois a arte do drible foi essencialmente brasileira até pelo menos meados dos anos 80. A partir daí, com a exceção do fabuloso Romário,não tivemos mais nenhum grande driblador.
Por ordem cronológica:
1. Zizinho – Também mestre do passe curto, mas excepcional no drible, impondo tal respeito aos marcadores que nenhum se atrevia a tentar tomar-lhe a bola. Maior jogador brasileiro antes da geração de Pelé e Garrincha.
2. Julinho Botelho – Fantástico ponta-direita, primeiro brasileiro a ser ídolo na Itália. Quase unanimidade antes da aceitação da genialidade de Garrincha.
3. Jairzinho – Absolutamente imarcável entre 64 e 74, quando herdou sem discussões o posto que fôra de Garrincha no Botafogo e na Seleção. Era um driblador espetacular, por conta do excepcional controle de bola, velocidade, arranque e força física.
4. Edu – Alçado à titularidade no Santos de Pelé aos 16 anos, era genial e inventivo. Ao surgir, muitos pensaram tratar-se do”novo Pelé”, por conta do fenomenal e inventivo futebol que apresentava. Excepcional no chute e no controle de bola embora, como Garrincha, não tivesse grande velocidade final.
Sinceramente, esquecer desses acima para enaltecer um entediante e cenográfico Ronaldinho Gaúcho, pode ser debitada ao esquecimento atávico que é característico dos brasileiros.
Meu pai que com 14 anos treinou 6 meses no Sao Paulo em 1939 dizia que Tim da Copa de 1938, Isaias e Lele do Bonsucesso, Mario campeao de 1954 pelo Corinthians e Canhoteiro eram geniais no drible.
De Mario ouvi uma estoria qdo estava no Exercito, contada por um sargento corinthiano que viu um jogo onde Mario tinha Djalma Santos como marcador. Mario pegou a bola na linha de fundo foi em cima de Djalma Santos deu lhe um drible que fez Djalma sentar, Mario esperou Djalma se levantar e lhe driblou mais uma vez fazendo Djalma cair e chutou a bola para o gol mas ela saiy fora. Djalma pediu que o goleiro lhe passasse a bola foi em cima do Mario e lhe deu tres dribles que fizeram Mario cair tres vezes antes dele mandar a bola pra frente. Dai o Mario acabou e saiu do campo chorando. Se foi verdade eu nao sei, mas o sargento e Mario eram Corinthians
Postar um comentário